segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

ABRAÃO: FÉ PARA OBEDECER - Hb11:8


“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia”.
Abraão foi o iniciador da trajetória de um povo que seria identificado como o povo de Deus. Um começo baseado na fé; fé para obedecer ao Senhor.
Disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; Gn 12:1 O chamado de Abraão foi gradativo, passou por algumas etapas que aperfeiçoaram o seu entendimento de obediência (Hb 6:15).

Jornada de Abraão


 Sair de sua terra – não se deixar prender pelas atrações terrenas (materiais), sem vida espiritual. Abraão teve que deixar Ur para trás, deixar o passado, as coisas passadas. O nome Ur significa “estabelecimento”; então, Abraão teve que deixar aquilo que estava estabelecido para ele no plano material, aceitando o plano de Deus para sua vida. Quando somos chamados pelo Senhor, devemos colocar esse chamado em primeiro plano em nossa vida.

    Sair de sua parentela – resistência à influência de conhecidos, de certos parentes e outras pessoas que, muitas vezes, tentam nos tirar do caminho traçado por Deus.

Sair da casa do pai – deixar de termos como base os bens, heranças de família, as tradições, superstições e costumes que atrapalham o atendimento ao chamado de Deus.



Sair para “uma terra que eu te mostrarei” – seguir para uma nova terra, uma terra desconhecida, na dependência de Deus, “sem saber aonde ia” (Hb11:8b).
Atender ao chamado = tornar-se participante de uma promessa; o Senhor faz uma promessa a Abraão: Gn 12:2-3 “...de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!; Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”.
Sua esposa Sara era estéril, avançada em dias, mas Abraão confiou na promessa de Deus: Hb. 11:11 “Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa”.
Esta promessa que Deus fez a Abraão ele que aplicar em sua vida:
 “de ti farei uma grande nação” – o atendimento ao chamado por fé gera frutos, fortalecendo a grande nação do Israel espiritual; Deus fará em sua vida a mesma promessa que fez a Abraão por que ele é o mesmo Deus de onte e não mudará nunca, sua palavra é eterna o que ele prometer ele cumprirá pois ele é um Deus de poder, basta somente ouvir e obedecer assim como Abraão o fez.
  “e te engrandecerei o nome” – nome eterno, o nome escrito no livro da vida; uma promessa de vida eterna de alegria, paz e descanço.
  “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem” – as bênçãos são decorrentes da obediência. O Senhor nos apresenta a benção e a maldição. Temos livre arbítrio: se escolhermos a benção seremos honrados por Ele, abençoados por nossa fidelidade;é melhor ser fiel a Deus do que viver uma vida de amargura e desespero se decidir escolher outro
caminho este o levará para a morte eterna. Sofrimento eterno.
 “em ti serão benditas todas as famílias da terra”: o testemunho de uma nova vida alcançando outras vidas; o Senhor nos capacitando para que outros possam ser agregados a essa nação: Hb 11.8 “Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho”. Abraão foi o patriarca de uma grande nação; Jesus, da descendência de Abraão, veio para trazer salvação a todas as famílias da terra, judeus e gentios. Ele nos convoca a levarmos a sua Palavra a todos.

Abraão também foi sendo capacitado por Deus para atender completamente ao chamado, tendo a promessa renovada em sua vida: Gn 13: 14-17 “Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Levanta agora os teus  olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre. Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência. Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei”.
  “Levanta-te” – o Senhor nos convoca a tomarmos conhecimento da grandeza de sua Obra que ele tem a realizar em sua vida. Levanta-te agora, o momento é hoje! Percorrer a terra – crer no plano do Senhor nosso Deus, aceitando-o como o teu Salvador.  
 “Porque eu ta darei” – a garantia do Senhor de que, onde passarmos por fé, indo em direção aquilo que Deus tem preparado para nós, teremos a experiência de que muitos serão atingidos e participarão conosco da posse da terra, a Canaã celestial.
Conclusão;
O Senhor Jesus nos chama para termos uma experiência de Fé; para sermos instrumentos em Sua Obra de salvação, para herdarmos a promessa.
          Abraão foi chamado para ir até uma terra que não conhecia, enfrentar desafios. Hoje somos chamados para vivermos coisas novas que ainda não conhecemos. Deus chama cada um de maneiras diferentes; é necessário ter fé para atender esse chamado.
Do mesmo modo como aconteceu com Abraão desafios irão surgir: ele não sabia para onde estava indo, mas confiou e creu. O resultado da obediência é benção. Abraão não viu o cumprimento total da promessa, mas aquilo que foi prometido por Deus, foi cumprido. E nõs hoje somos filhos da promessa, somos decendentes de Abraão.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui o seu comentario.