terça-feira, 28 de dezembro de 2010

“E eis que a sarsa ardia e não se consumia...” (Êxodo 3:2)


A Experiência Com O Fogo

          Moisés nasceu num momento crítico. O povo dele, os descendentes de Abraão escolhidos para receber grandes promessas, estava sofrendo terrivelmente. Os egípcios dominavam os hebreus com tirania, e até matavam os filhos recém-nascidos para controlar o crescimento da nação escrava. A mãe de Moisés escondeu o próprio filho e, depois, deixou que ele fosse adotado por uma princesa do Egito.
         Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia”.
Moisés era filho de Anrão (da tribo de Levi) e Joquebede, irmão de Miriã e Arão. Pela providência de Deus foi preservado da morte decretada pelo faraó contra todo o menino hebreu nascido no Egito. Educado por sua própria mãe durante seus primeiros anos de vida, recebeu todo o ensino a respeito do seu povo e de seu Deus. Mais tarde, tornou-se filho adotivo da filha do faraó, vivendo na corte egípcia como nobre.
Já adulto, resolve julgar uma causa de um hebreu contra um egípcio, e fazendo justiça por conta própria matou o egípcio; fugiu, passou a habitar na terra de Mídiã; casando-se, trabalhou para o seu sogro como pastor de ovelhas por quarenta anos (Ex 2:11-22), até o dia em que o Senhor se manifestou a ele através de uma chama de fogo do meio no meio duma sarça.

O momento do seu chamado

Como resultado do clamor do povo de Israel para libertar-se do domínio de faraó, Deus separou Moisés desde o ventre da sua mãe, porém foi no deserto, em direção ao monte de Deus que Moisés tomou consciência do chamado do Senhor para a sua vida:
Ex 3:1-3 “Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe. Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo do meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia”.
O chamado do Senhor é individual. Ele nos vê, nós conhece e nos chama. No momento do chamado devemos responder com prontidão: Eis-me aqui, foi assim que Moisés! respondeu: Eis-me aqui! é a prontidão de ouvir a voz do Senhor nosso Deus, “Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa” (Ex. 3:5). o simbolismo do “tirar a sandália dos pés” é levar uma vida de constante temor a Deus. por que ali é lugar santo, onde Deus Revela o seu projeto na vida do homem é lugar de adoração de entrega total para ouvir a voz do Senhor, por que ele é o Deus de um projeto eterno, do qual o homem é chamado para fazer parte: “Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
           O Senhor apresenta-se como Deus do presente: Eu sou o Deus de teu pai; O Deus que operou no passado:  o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Identifica-se como o Deus que zela continuamente pelo seu povo; o mesmo Deus imutável em poder que se apresenta hoje para lhe resgatar de uma vida de dor de margura, de sofrimento e solidão.
Ele quer preencher o vazio de sua alma, : “Vem, agora, e ouvi a voz do Senhor te chamar. Assim como o Senhor preparou Moisés de uma forma gloriosa, o Espírito Santo de Deus tem agido na vida dos que desejam ouvir a sua voz e atender o seu chamado e transformando em instrumentos poderosos para o serviço da casa do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui o seu comentario.