segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A Oferta Voluntária Ex. 35. 25 - 26


E todas as mulheres sábias de coração fiavam com as mãos e traziam o fiado, o pano azul, a púrpura, o carmesim e o linho fino.E todas as mulheres cujo coração as moveu em sabedoria fiavam os pêlos das cabras.
O trabalho da mulher na igreja, nos tempos antigos, pela lei mosaica e pela opinião pública entre os judeus, a mulher gozava de grande honra e distinção. O casamento era considerado sagrado em suas relações de marido e mulher – Pv. 18. 22, 31:10 - 12, Ml. 2. 14 - 16. As mulheres estavam presentes em todas as tarefas na sociedade antiga, como na condução dos rebanhos, nas colheitas, presidindo os serviços domésticos - Pv. 31. 27 e instruindo as crianças nas doutrinas da Palavra – Pv. 31. 1, 1:8, I Tm. 5:14. Todas estas atividades possibilitaram à mulher, em Israel, relevante participação na estruturação de todas as instituições que deram corpo a nação, ao estado e a pátria Israelita como hoje conhecemos.

A descoberta:  
Uma janela de revelações se abriu, transferindo às SENHORAS, de hoje, o mesmo Espírito que moveu a vida de mulheres notáveis que pontificaram a história de Israel e ajudaram a construir a estrada que trouxe o projeto de Deus até nós. As senhoras redescobriu e realinhou a função da mulher, na malha assistencial na Obra do Espírito Santo para realização do trabalho a qual o Senhor as convocou.
A oferta voluntária
           Moisés convoca a congregação para trazer ofertas voluntárias ao Senhor, para a construção do tabernáculo. A igreja, Israel espiritual, é movida pelo Espírito Santo, na edificação do Corpo. Mas o acatamento é individual, porque tem como base “um coração voluntariamente disposto”.
O esforço das mulheres
           As mulheres “fiavam com as mãos e traziam o que tinham fiado”. O trabalho na obra do Espírito Santo é individualizado, ou seja, advém de uma experiência pessoal. É conseqüência de um esforço particular onde os determinantes e as variáveis influenciam diretamente na beleza do trabalho.

As vestes dos sacerdotes
         “E traziam o que tinham fiado”. O trabalho no interior da igreja, como a assistência aos enfermos, às gestantes, idosas, novas na fé, as flores... São o fiar, as costuras que são feitas, constituindo o estofo(a entretela, o forro) das cortinadas do tabernáculo. Parte que fortalece a roupagem, mas não aparece, como o serviço das irmãs. Em toda lugar do tabernáculo, nas cortinadas, na vestes sacerdotais, no átrio, estava o estofo(forro) que as mulheres traziam. O trabalho silencioso e discreto, na igreja e secreto, no lar. Nas cores estavam a marca da ação de Jesus.
As moveu em habilidade(sabedoria)
          Pela “habilidade”, a graça e a sabedoria, com o Senhor tem enriquecido as suas servas, possibilitando-as trazer, para o ministério, todo o manancial de recursos que o Senhor está provendo na fidelidade deste trabalho... E esse trabalho não pode ser interrompido.
O serviço, a fé, a obediência, entrega, sabedoria e de maneira especial a coragem são apenas algumas caraterísticas destas servas.
Poderíamos fazer uma lista extensa de nomes de servas do passado que de várias formas, com muito zelo escolheram servir ao Senhor.
Lucas 8: 1 a 3 fala de mulheres que serviam ao Senhor Jesus com os seus bens.Como
Dorcas:               É exemplo de socorro aos necessitados através do seu serviço. Quantas viúvas choraram a sua morte ao perderem a sua ajudadora? (Atos 9:36 a 41)

Ana:                    Ao cumprir o seu voto ao Senhor entregou o que de mais precioso possuía, o seu filho Samuel para consagrá-lo ao Senhor (I Sam. 1:89).

Raabe:                Decidida, corajosa, escondeu os espias tendo assim atuação marcante naquele momento decisivo para Israel (Josué 2).

Abigail:               Tomou uma atitude sábia e de discernimento ao se apressar a atender o pedido de Davi (I Sam. 25: 18 a 44).

Maria Madalena:  Com outras mulheres foi ao túmulo do Senhor pela madrugada. Preparou especiarias e ungüentos para ungí-lo. Quanto ânimo e disposição tinham aquelas servas. Queriam servir ao Senhor daquela forma, prestar-lhe este serviço (João 20: 1 a 10).
CONCLUSÃO:

Todas foram recompensadas: Dorcas foi ressuscitada teve seus dias prolongados para continuar o seu trabalho.
Ana pode ver Samuel ser usado como vaso precioso nas mãos de Deus e saber que o Senhor falava diretamente com ele. Recebeu também do Senhor mais 3 filhos e duas filhas. Ana pediu um filho - Deus lhe deu seis.

Raabe além do livramento que recebeu para si e sua família fez parte da genealogia do Senhor Jesus (Mateus 1:5) e foi citado como exemplo de fé em Hebreus 11:31.

Abigail pode ouvir de Davi: “bendito o teu conselho, e bendita tu, que hoje me estorvaste de vir com sangue, e de que a minha mão me salvasse” I Sam. 25:32 a 33 e 39. E ela foi ainda sua esposa.

Maria Madalena foi pela madrugada ungir o corpo morto do Senhor Jesus e encontrou-o vivo. Aleluia!
Que maior bênção e recompensa poderia aquela serva receber. Jesus tendo vencido a morte cumpriu toda a profecia. Mais uma vez estava alí comprovado o seu poder e sua glória.

Aquelas mulheres se dedicaram ao Senhor de coração. Sabemos que nenhuma delas temeu. A nenhuma faltou coragem ou pensou em ser recompensada. Porém o Senhor olhou para a fidelidade de cada uma e as abençoou.
O nosso trabalho na Obra seja qual for terá uma recompensa. Antes mesmo de fazê-lo já estamos pagas. O maior preço foi pago pelo Senhor Jesus ao ir a cruz por nós, assegurou-nos vida, vida eterna com Ele. Nós devemos tudo ao Salvador . Nada que for feito será em vão. Porém a fraqueza, desânimo ou medo não poderão ter lugar em nosso coração.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui o seu comentario.