domingo, 14 de novembro de 2010

"CHAMADO PARA SERVIR"


 
pessoas que precisam da salvação, a consciência se engana, e ao seguir e ensinar com fervor as doutrinas de homens, a fé e as obras se tornam vãs e hipócritas (1:6-7; veja 2
"CHAMADO PARA SERVIR" - (Mc. 16:15;20).
Samuel: Disposiçao Para Ouvir.
I Sm 3:10 "Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e o chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve".
Samuel nasceu no período dos juizes em Israel. Eli, o sumo sacerdote naquela ‚epoca, vinha perdendo o zelo no atendimento …as orientações do Senhor; seus dois filhos, Hofni e Finaias, sacerdotes em Siló*, procediam muito mal (I Sm 1:3 e 2:12-17).
Obs: *Siló = o lugar onde foi colocado o tabernáculo desde a época de Josué‚: "toda a congregação dos filhos de Israel, havendo conquistado a terra, se reuniu em Siló, e ali armou a tenda da congregação" (Js 18: 1)
O nascimento de Samuel foi fruto de oração respondida. Ana, sua mãe, era esteril e orou ao Senhor que operou o milagre: "do Senhor o pedido" (I Sm 1:20). Desde o seu nascimento, sua mãe educou Samuel com zelo e amor para estar para sempre na presença do Senhor e, cumprindo o seu voto, o levou ao templo ainda menino: ...o Senhor me concedeu a oração que eu lhe fiz; pelo que também o trago devolvido ao Senhor" (I Sm 1: 26-28).
Desde menino, tornou-se dedicado ao serviço na casa do Senhor: "Samuel ministrava perante o SENHOR, sendo ainda menino, vestido de um ‚fode de linho" (I Sm 2: 18).
O ministério de Eli
 Eli, o sumo sacerdote descuidava-se da condução espiritual de seus filhos que serviam no tabernáculo de Siló, deixando de honrar a Deus por não disciplina -los e, diante dessa situação o Senhor não falava mais. Era função do sacerdote e profeta trazer as revelaçäes do Senhor "as visäes não eram frequentes" (I Sm 3:1) - os dons espirituais tornavam-se cada vez mais raros e o povo sofria as consequências do pecado.
o povo naquela epoca era semelhante a dos dias atuais em que muitos são conduzidos a um evangelho vazio, em que Deus não fala e nem opera com poder. O mau testemunho dos filhos de Eli contribuia para "transgredir o povo do Senhor" (I Sm 2:24). Mesmo tendo sido repreendidos, "pois de todo este povo ouvio constantemente falar do vosso mau procedimento" (I Sm 2:24), ouviam e recusavam-se a obedecer; era muito grande o pecado que cometiam (I Sm 2:25). tiveram várias oportunidade de arepender-se mais não quiseram ouvir.
Hofni e Finias comportavam-se como os jovens desorientados, que não conhecem o Senhor. O serviço dos sacerdotes, determinado por Deus, era para dar condições de haver expiação dos pecados e resposta …as orações, mas a oferta do povo ao Senhor não era valorizada e sim profanada pelas atitudes de Hofni e Finias.
O momento do chamado de Samuel, sua disposição para ouvir e obedecer a voz do Senhor:
Deus chamou Samuel "antes que a lâmpada se apagasse no templo em que estava a arca do Senhor" (I Sm 3:3).
A lâmpada não poderia jamais se apagar; mesmo com a situação de declínio espiritual em que se encontrava Israel existiam aqueles com o coração disposto para realizar a Obra. Havendo descuido do homem, o Senhor sempre levantar  outro para zelar pela luz, para não deixar extinguir a revelação que dá  vida a sua Palavra.
Enquanto os filhos de Eli prosseguiam agindo mal, Samuel trabalhava com zelo no servi‡o do tabern culo (o lugar determinado por Deus para se fazer presente no meio do seu povo) e optou por viver em condi‡äes de ouvir a voz do Senhor.
 O jovem Samuel "crescia diante do Senhor" (I Sm 2:21); "ia crescendo e fazia-se agradável, assim para com o Senhor como também para com os homens" (I Sm 2:26). e Pv. 3:1 Filho meu, não te esqueças da minha instrução, e o teu coração guarde os meus mandamentos;2 porque eles te darão longura de dias, e anos de vida e paz.3 Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração; 4 assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens.
Estando Eli e Samuel já  deitados o Senhor chamou a Samuel que respondia prontamente ao ouvir seu nome mas como "ainda não conhecia a voz do Senhor" se dirigia a Eli dizendo: Eis-me aqui
Não espere o amanhã para ouvir a voz do Senhor por que pode ser tarde demais para você.
Após a terceira vez, Eli compreende que  era o Senhor quem estava chamando Samuel e o instrui sobre o que deveria fazer. Eli trazia ainda uma experiência do passado, sabia orientar Samuel, mas ele mesmo nÆo ouvia mais a voz de Deus. Samuel precisava ter a sua pr¢pria experiência de ouvir e entender que era o Senhor que o chamava: Samuel, Samuel!
 Como os demais servos que foram estudados nas outras aulas, o Senhor conhece e identifica a cada um por seu pr¢prio nome
A resposta de Samuel, daquele  que se coloca na posi‡Æo de servo com  disposi‡Æo para ouvir a voz do Senhor - "Fala, porque o teu servo ouve".
No momento em que entendeu e aceitou ouvir a voz do Senhor,
Resultados da disposição do jovem Samuel para ouvir a voz do Senhor:
O Senhor respeita o nosso livre arbitrio e sempre nos aconselha a seguirmos a sua orientação. Aqueles que não estão dispostos a ouvir a voz do Senhor afastam-se da benção e escolhem o juizo: "porque honrarei aos que me honram, os que me desprezam serão desmerecidos". (I Sm 2: 27-30)
A Obra do Senhor foi beneficiada, cumprindo-se a promessa do Senhor através da vida de Samuel: "Então suscitarei para mim um sacerdote fiel, que proceder  segundo o que tenho no meu coração e na minha mente" (I Sm 2:35)
O culto e a adoração ao Senhor foram restaurados, os dons tornaram a se manifestar: "E voltou o Senhor a aparecer em Siló; porquanto o Senhor se manifestava a Samuel em Silo  pela sua palavra".(I Sm 3: 21). Samuel, desde cedo, colheu os frutos da sua disposição em ouvir e obedecer ao Senhor. "Samuel crescia, e o Senhor era com ele e não deixou nenhuma de todas as suas palavras cair por terra" (I Sm 3: 19):
Despertai agora para o chamado do Senhor

o juizo contra a casa de Eli (I Sm 3:15-18); foi o último dos juizes em Israel: "E julgou Samuel todos os dias de sua vida a Israel (I Sm 7:15); ungiu o primeiro rei de Israel Saul, (I Sm 10:1); foi usado por Deus na unção de Davi (I Sm 16:12-13); através de Samuel, o Senhor dava as orientações para a vida do rei e do povo, muitas vezes exortando-os ao arrependimento e ele deu bom testemunho até os seus ultimos anos de vida (I Sm 12;2; 23-25, I Sm 25:1).
No momento atual em que vivemos (o tempo do fim), mesmo que a nossa volta existam aqueles que não estão dando valor ao chamado, ao evangelho revelado, como vimos nesta mensagem, o Senhor levantar  outros dispostos a ouvir e a obedecer, a atuarem como instrumentos na realização do seu projeto.
Para os que estão dispostos a ouvir a voz de Deus e realizar a Obra há  um conselho na Palavra: "e não vos conformeis com este mundo (tomar a forma do mundo), mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus (experimentar a graça e não o juizo" (Rm 12:2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui o seu comentario.