sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O chamado

<><><><>
O chamado dos doze
introdução.
Lucas 5.1-9 Na Bíblia tem uma história muito interessante sobre a vida de uns amigos que viviam num lugar chamado Galiléia. Eles eram pescadores e trabalhavam ali mesmo num lago próximo.

DESENVOLVIMENTO
Antes de Jesus escolher esses homens, ele passou a noite toda orando a Deus. A oração era fundamental na vida de Jesus. Ele orava a noite toda antes de tomar uma decisão importante como essa. Muitas vezes, Jesus nem tinha tempo para orar durante o dia, então levantava-se bem cedo ou ficava acordado até tarde para poder orar. Se, mesmo sendo Filho de Deus, Jesus cria na importância da oração o bastante para perder uma noite de sono orando, a oração deve ser a prioridade máxima para nós.
A lista dos escolhidos por Jesus para ser apóstolos não é muito impressionante do nosso ponto de vista. Jesus escolheu quatro pescadores (Pedro, André, Tiago e João), um coletor de impostos (Mateus), um terrorista (Simão Zelote), Filipe, que às vezes parecia muito difícil de entender as coisas (João 6:5-7; 12:21-22; 14:8-9), Tomé, que em geral parecia pessimista (João 11:16; 14:5; 20), Judas, que o traiu, e três outros a respeito de que não sabemos coisa alguma por que na biblia não há relato. É óbvio que Jesus não levava em conta o sucesso do mundo, a inteligência como critério não era importante para ser útil a ele.
A palavra “discípulos” se refere a um “aprendiz” ou “seguidor”. A palavra “apóstolo” se refere a “alguém que é enviado”. Enquanto Jesus estava na terra, os doze eram chamados discípulos. Os 12 discípulos seguiram a Jesus Cristo, aprendendo com ele, e eram treinados por ele. Após a ressurreição e a ascensão de Jesus, Ele enviou os discípulos ao mundo (MT 28:18-20) para que fossem Suas testemunhas. Eles então passaram a ser conhecidos como os doze apóstolos. Judas Iscariotes, que traiu Jesus, foi substituído entre os doze apóstolos por Matias (AT 1:20-26).
Jesus anda sobre as Águas - Mateus 14.22-34, Marcos 6.45-51
Um dia, enquanto lavavam suas redes de pescar,
observavam uma multidão enorme disputando um lugar na praia só para ouvir as palavras de Jesus. De repente, Jesus entrou num dos barcos, era o de Pedro, e pediu que ele o afastasse um pouco da praia. Então, sentou-se e começou a ensinar a multidão. Logo os pescadores perceberam porque aquela multidão queria ouvi-lo. As palavras ditas por aquele homem eram realmente maravilhosas, eram diferentes. Quando terminou de ensinar à multidão, Jesus ordenou à Pedro:
- Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os outros pescadores joguem as redes para pescar.
Quando ouviu aquilo, Pedro respondeu:- Mestre, trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o Senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.
E, para surpresa deles, foi só jogar as redes na água e, em seguida, puxá-las. Eram tantos peixes que as redes estavam quase arrebentando. Tiveram que pedir ajuda aos companheiros de outro barco. Mesmo assim, a quantidade de peixes era tão grande que os dois barcos quase afundaram.Todos os pescadores ficaram admirados com o número de peixes que haviam apanhado.
JESUS ACALMA A TEMPESTADE - Mateus 8.23-27, Marcos 4.35-41, Lucas 8.22-25 Numa noite, Jesus disse aos discípulos:- Vamos para o outro lado do mar. Eles foram, e com eles muitos outros barcos. Jesus dormiu um pouco, pois estava muito cansado.
Um vento começou a soprar forte no mar... Foi ficando mais forte, mais forte ainda; o barco começou a balançar, as ondas ficaram tão altas que parecia que o barco ia afundar.
Os discípulos estavam com muito medo. Então chamaram Jesus.
Que estava dormindo. Quando Jesus acordou, viu o quanto os discípulos estavam com medo. Então disse aos ventos:Fiquem quietos! O vento parou, e tudo ficou calmo.
Depois que Jesus acalmou aquela tempestade, Ele disse aos seus discípulos:
- Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não acreditam em mim?
Os discípulos de Jesus haviam andado com Ele por vários lugares, tinham visto muitos milagres e ainda não confiavam completamente Nele.


Jesus mandou que seus discípulos entrassem no barco, sozinhos, e atravessassem o mar. Jesus despediu-se da multidão e subiu a um monte, para orar. Ele ficou ali até de madrugada. Enquanto isso, o barco dos discípulos já estava no meio do mar, e veio um vento forte. O vento começou a levantar as ondas bem alto. Os discípulos começaram a ficar preocupados, pois Jesus não estava com eles. De longe, eles viram alguém andando por cima da água. Eles gritaram: - É um fantasma! E ficaram apavorados. Então do meio daquelas ondas, eles ouviram uma voz maravilhosa que dizia: - Coragem, sou Eu, não tenham medo.
Pedro, um dos discípulos, disse: - Se é mesmo o Senhor, mande-me andar por cima da água, até onde o Senhor está. Jesus respondeu: - Venha! E Pedro, foi em direção a Jesus. Mas quando viu o vento forte, as ondas altas, ficou com medo e começou a afundar.Então, gritou para que Jesus o salvasse. Jesus o pegou pela mão, e disse: Como a sua fé é pequena, porque você duvidou? Eles voltaram juntos para o barco, e o vento acalmou.Depois disso, os discípulos adoraram a Jesus dizendo: - De fato, o Senhor é o Filho de Deus . quando começamos a prestar atenção nas pessoas, isso fez com que sua fé enfraqueça e o desanimo entra em seu coração.o Senhor nos chamou para sermos discípulos e para isso é preciso estar firme seguro nas mão de Jesus. A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus.
A MOEDA NA BOCA DO PEIXE
- A moeda na boca do peixe - Mateus 17.24-2 Antigamente todas as pessoas tinham que entregar um dinheiro para os líderes religiosos, era chamado “Imposto do Templo”. O Imposto é uma contribuição que se é obrigado a fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui o seu comentario.